Aproveite melhor os nutrientes dos alimentos – Parte II

Sabia que é possível aumentar o aproveitamento dos nutrientes dos alimentos e suas vantagens?

Nessa parte da matéria vamos dar a vocês algumas dicas sobre como aumentar os nutrientes dos alimentos, resultando em uma alimentação completa.

Para absorver a melhor parte dos nutrientes dos alimentos é fundamental ter alguns cuidados.

Alguns alimentos perdem uma parte significativa de seus nutrientes. Isso acontece quando ocorre congelamento, trituração, fervura e até mesmo quando desconhecemos e jogamos fora partes comestíveis saudáveis.

 

Absorver mais ferro

Esse é um dos minerais mais importantes da nossa alimentação, já que tem função essencial em várias reações metabólicas e, principalmente, na formação de nossas células sanguíneas. A carência de ferro leva ao conhecido quadro de anemia, muito comum em mulheres e em pessoas vegetarianas.

Para aumentar a absorção desse mineral, é interessante ingerir ao mesmo tempo alimentos ricos em ferro, como carnes, vegetais verde escuros e feijão, e em vitamina C, como sucos de frutas cítricas. Outra dica é para evitar o consumo simultâneo de alimentos ricos em ferro e em cálcio ou cafeína, pois esses dois compostos alimentares competem pelo mesmo espaço de absorção do ferro.


Aproveite melhor os nutrientes dos alimentos - Parte II
 

Absorver mais vitamina C

Ter o consumo ideal de vitamina C também é uma recomendação nutricional recorrente nos consultórios de profissionais da área da saúde, já que ela tem importante ação antioxidante e metabólica em nosso organismo.

Para garantir a ingestão do máximo de vitamina C é importante consumir os alimentos que são fonte desse macronutriente frescos (sem cocção) e logo depois do preparo. Por isso, valorize sucos de laranja e de frutas descascadas na hora, além de vegetais frescos em sua salada.


Aproveite melhor os nutrientes dos alimentos - Parte II
 

Evite frituras em azeite e óleos comuns!

Se possível, evite frituras de qualquer espécie. Nosso sistema de alimentação saudável foi desenvolvido para dispensar o uso de óleos no preparo das refeições. Além de contribuírem para o aumento de peso, as gorduras põem em risco a saúde, quando em excesso, por levarem ao aumento do colesterol e, consequentemente à aterosclerose.

Contudo, se necessário, use o óleo de coco. Ele está entre a lista dos alimentos que fazem bem para a saúde. Não é à toa que muitos estão o adotando-o como óleo principal para preparar os alimentos. O óleo de coco não é amado apenas pelos veganos, mas por quem procura uma alimentação saudável. Os benefícios são variados, pois sua gordura, que é metabolizada, age de forma rápida pelo corpo.


Aproveite melhor os nutrientes dos alimentos - Parte II
 

Frutas com cascas são mais eficientes 

Consuma as frutas com casca. Essa parte da fruta é rica em fibras que auxiliam o bom funcionamento intestinal. Com cascas de maçã, por exemplo, você também pode preparar um maravilhoso chá ou um saboroso suco. Outras cascas de frutas também podem ser utilizadas no preparo de sucos.

Quando for comprar frutas, dê preferência às orgânicas, por serem livres de agrotóxicos e manipule-as o mínimo possível, assim a fruta será preservada por mais tempo.

 

É muito importante ter uma dieta alimentar balanceada, constituída por proteínas, vitaminas, sais minerais, água, carboidratos e lipídeos, que são as fontes de energia e matéria-prima para o funcionamento das células.

Seguindo estes truques, com certeza você passará a aproveitar melhor os nutrientes dos alimentos e sua refeição será bem mais saudável.

 

webmaster · 25 de novembro de 2016